sábado, 26 de janeiro de 2013

Gordura Marrom! O que é ?

Hoje venho falar de um assunto que é novidade para muitos, sobre a gordura marrom! Ao contrário da imprensa marrom, a gordura marrom trabalha a nosso favor.  Esse tipo de gordura foi descoberta em adultos recentemente, inicialmente acreditava-se que era apenas encontrada esse tipo de gordura em bebes.
É a gordura marrom, e o seu grande feito é queimar calorias – e muitas. Um novo estudo revela que uma das formas dessa gordura, que é a ativada no frio, suga a gordura do resto do corpo para usar como combustível. Outro estudo recente afirma que uma segunda forma dela pode ser criada da gordura branca comum, através do exercício.

No novo estudo de Carpentier e seus colegas, essas questões foram respondidas. Ao fazer uma análise diferente, que mostra o metabolismo da gordura, o grupo descobriu que a gordura marrom pode queimar a gordura comum e que a glicose não é a fonte principal de combustível para essas células. Quando elas ficam sem energia, passam a sugar a gordura do resto do corpo.
No estudo, os participantes – todos homens – eram mantidos com frio, mas não até o ponto de tremer, que já queima calorias por si só. Os níveis do metabolismo subiram até 80%, apenas com as ações de algumas células. E a gordura marrom também manteve o sujeito aquecido.
Na média, Carpentier afirma que a gordura marrom queimou cerca de 250 calorias em três horas.

Não há muito dessa gordura no nosso corpo, apenas um pouco no topo das costas, nos lados do pescoço, entre a clavícula e o ombro, e ao longo da espinha. Apesar dos bebês e ratos terem muito mais, e em locais diferentes, parece ser a mesma coisa.

Pessoas velhas tem menos do que pessoas jovens.
Pessoas magras tem mais do que pessoas gordas.
Homens tem menos do que mulheres jovens.

Estudos com células tronco mostram sucesso em sintetisar essa variacao de gordura, o que no futuro pode significar uma opcão eficiente nos tratamentos de sobrepeso e obesidade. Vamos ficar na torcida para que isso chegue logo ao mercado.

Eu já estou com os meus dedinhos cruzados pra tal gordura marrom chegar ao mercado.

Nenhum comentário: