quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Salva-nos daquí!


Oi!

Mudararemos hoje um pouco o esquema de postagem. Esse blog está necessitando de um pouco mais de arte e cultura.

Hoje escreverei sobre Salvador Dalí e também sobre a Teoria do Caos, respectivamente.
Salvador Dali nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha), região que foi também uma espécie de pano de fundo para grande parte de sua obra. Tornou-se uma figura popular com aqueles bigodes enormes. Era artista e showman na divulgação da própria obra. Filho de um prestigioso tabelião, estudo escola pública (Colégio Salle). Começou a estuar desenho quando tinha 13 anos. Em 1919 participa de uma exposição de pintura.
Em 1922 obtém o reconhecimento da Associação Catalã de Arte e no mesmo ano matricula-se na Escola de Belas Artes de Madrid, onde fica até 1926 conhecendo Frederico Garcia Lorca, Luís Brunuel.Vinha de uma família sólida de classe média. Era rodeado por amigos ricos e cultos que incentivavam Dalí e mantinham bem informado sobre os desenvolvimentos no mundo das artes.
Foi estudar pintura em Madri (1921-1926) quando já possuía boa bagagem artística. Foi nessa época que fez amizade com o poeta Lorca. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1925, na Galeria Dalmau (Barcelona). Cara bom! Com 19 aninhos já estava no "glamour"... rs
Foi chamado em 1927 para o serviço militar, cumprindo-o no Castelo de Sant Ferran (Figueres). Surrealista desde 1928 (ano em produziu, com Buñuel, o filme" Un perro andaluz" e se incorpora ao grupo surrealista em Paris).
Em 1938, fiel aomesmo tipo de pintura, modificou sua orientação temática até chegar a quase mesmo mistricismo. É cada vez mais atraído para o Surrealismo a partir de 1.929, e influenciada pelas teorias de Sigmund Freud. Ai Freud! Grande colaborador da história da humanidade comtemporânea. Alguém discorda ?
Casou-se com Gala Eluard que fora antes sua amante, que além de ser a musa inspiradora, foi uma grande colaboradora e organizadora de seus afazeres. Mas foi ela também que com sua ganância incentivou Dalí a banalisar a sua arte. É como o ditado " Por trás de todo grande homem existe sempre uma grande mulher". Provavelmente Dalí não discordaria desse ditado.
Sua melhor produção é considerada a que ocorreu entre os anos 29-39.Dalí pintou suas obras mais famosas. As pinturas desenvolviam interpretações e associações irracionais, dependendo do ponto de vista, de acordo com o método crítico-paranóico por ele criado. Conferiu à sua obra sempre uma aparência acadêmica com impecável precisão fotográfica. No final da década de 1930, Dalí estava começando a ser reconhecido nos Estados Unidos, onde as atitudes face às novidades artísticas eram menos conservadoras do que na Europa.
Os últimos anos de Salvador Dalí foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, que morreu em 1982. No mundo das artes crescia a preocupação com a quantidade de obras falsas que lhe eram atribuídas a Dalí.
O próprio Dalí sabia de sua parcial culpa, pois que muitas vezes chegou a assinar centenas de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita.
Em 1986 sofreu graves queimaduras por causa de um incêndio,ocorrido em seu quarto.A partir de então vive prostrado em uma cama na torre do Museu de Figueres. Faleceu em 20 de janeiro de 1989, anos 84 anos de idade. Seu corpo embalsamado está enterrado em uma tumba sob a cúpula do Museu de Figueres (Espanha).
Vale comentar que o ilustríssimo e não menos genial Johnny Depp está com o projeto de proganizar um filme sobre a vida de Dalí! Nada mais perfeito. Ficamos no aguardo de um projeto que promete ser algo no mínimo interessantíssimo.
A teoria do caos
Sobre a palavra caos, é interessante e válido comentar que os gregos queriam se referir a um vazio abissal, usavam a palavra cháos.
Essa teoria estabelece que uma pequena mudança ocorrida no início de um evento qualquer pode ter conseqüências desconhecidas no futuro. Isto é, se você realizar uma ação nesse exato momento, essa terá um resultado amanhã, embora desconhecido. O meteorologista norte-americano Edward Lorenz descobriu, no início da década de 1960, que acontecimentos simples tinham um comportamento tão desordenado quanto à vida. Ele chegou a essa conclusão após testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar.
Em busca de uma resposta Lorenz teclou um dos números que alimentavam os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, na expectativa de que o resultado tivesse poucas mudanças. No entanto, a pequena alteração transformou completamente o padrão das massas de ar. Segundo ele seria como se o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas. Fundamentado em seus estudos, ele formulou equações que demonstravam o “efeito borboleta”. Origina-se assim a Teoria do Caos.
Alguns cientistas concluíram também que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, do número de vezes que o olho pisca até a cotação da Bolsa de Valores. Para reforçar essa teoria, na década de 1970 o matemático polonês Benoit Mandelbrot notou que as equações de Lorenz coincidiram com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais (figuras geradas a partir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do colo, etc.). A junção do experimento de Lorenz com a matemática de Mandelbrot indica que a Teoria do Caos está na essência de tudo, dando forma ao universo.
Bem!
Assim foi meu final de semana, segundo a definição dos gregos um vazio abissal. A semana começou desorganizada. Estranha. Mal humor horrendo. Comecei a bicicletar. Arrumarei uma maneira de melhorar um aspecto sem relaxar dos demais. Mas isso é quase a perfeição! Cobrarei-me justamente!
Devido Às milhões de informações supracitadas não irei postar a "Frase do Dia".
Beijos

Um comentário:

O carioca disse...

Poxa, ouvi dizer que existe um livro chamado "Teoria do Chaos." mas nunca encontrei... Será que existe mesmo !¿
Bjoks