sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Exame de Bioimpedância

Bioimpedância - O que é ?

É um método seguro e de  alta precisão para avaliar a composição corporal. Ou seja, quantificar os percentuais corporais de massa muscular, água e gordura.  O princípio científico é a passagem de uma corrente elétrica através de todo o corpo. Cada tipo de "massa" apresenta uma resistência diferente, sendo assim possível analisar a quantidade de água, gordura e músculo no corpo. Existem tipos diferentes de máquinas de bioimpedância, algumas utilizam eletrodos em pontos estratégicos do corpo e outros que apresentam uma área de ferro para segurar com as mãos. O exame é indolor. Gestantes e portadores de marcapasso não podem realizar o exame.


Bioimpedância - Por quê fazer ?

Ao subirmos na balança convencional vemos apenas o número total, que é o somatório de ossos, água, pele, músculos e gordura. Desse modo não podemos quantificar a perda ou o ganho de massa muscular ou gordura. Na maioria das vezes a balança mascara os resultados positivos de um treinamento de musculação, onde a massa de gordura é gradativamente trocada por músculos. O inchaço é outro empecilho que muitas vezes mascara o resultados do treino, vale a pena lembrar que os melhores resultados no ganho de massa muscular e reducao de gordura consistem na combinação de dieta alimentar e atividades físicas.

Minha experiência

Eu sou adepta da Dieta Dukan, e o foco da minha alimentação é proteico. Minha rotina de atividade física combina treinos aeróbicos e musculação de 5 a 6 vezes /semana. Após iniciar o treino há 3 semanas atrás ainda não emagreci, mas sinto tudo ficando mais duro e tonificado. Farei o exame de bioimpedância para saber se houve um aumento da minha massa muscular. Caso isso não aconteça irei alterar a minha dieta e o meu treino físico. Mas isso só será possível porque no meu segundo dia de treino eu já realizei o teste de bioimpedância super completo. Gracas a esse exame sei o quanto de kgs de gordura tem cada perna minha, bracos e nível de gordura visceral (gordura perigosa). Super recomendo pra quem tem dificuldade de perder peso e facilidade para ganhar massa muscular, ou para pessoas que retêm líquido com facilidade.

Antes de Fazer

. Ingerir, no mínimo, 2 litros de água no dia anterior ao exame
. Não fazer exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem
. Não tomar bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que antecedem
. Evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao exame
. Não estar no período menstrual ou pré-menstrual no dia do exame.



Boa sorte a todos! Meu próximo exame é dia 23, confesso que to muito ansiosa por esse dia! 

Nenhum comentário: